Teatro
O teatro teve sempre lugar na cultura portuguesa, mas foi no século XVI que Gil Vicente e a sua obra trouxeram um desenvolvimento significativo ao teatro português, através de um estilo literário bastante apreciado ao longo dos tempos. Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português, mas ao longo da história do país surgiram nomes que em muito contribuíram para o teatro nacional, como por exemplo o escritor romântico e dramaturgo Almeida Garrett, autor do drama “Frei Luís de Sousa” que ainda hoje é estudado e encenado nos palcos portugueses.
No século XX, o teatro português tornou-se conhecido com o género “revista”, uma forma cómica e satírica que contempla o mesmo espírito humorístico e crítico que Gil Vicente trouxe para a dramaturgia nacional. Nos últimos anos, o teatro nacional tem vindo a experimentar novos géneros, podendo assistir-se à representação de repertórios mundiais muito conhecidos, como é o caso das obras de Shakespeare, Chekhov, Molière, além dos autores portugueses, clássicos e contemporâneos.
Na atualidade, pensamos em Filipe La Féria quando o tema é o teatro português. La Féria pegou na revista à portuguesa e revolucionou-a com a influência do musical americano, numa junção única que resulta em espetáculos com uma marca muito própria.
A relação do Teatro com o Porto – o que visitar:
Visita ao Teatro Nacional de São João | Visita ao Teatro do Campo Alegre – Seiva Trupe;
Visita à Casa da Música | Visita ao Coliseu do Porto
Visita à Escola de Belas Artes do Porto